Imagem

Ginástica Laboral

A ginástica Laboral não é uma atividade recente, há relatos que desde 1925, na Polônia, onde é chamada de Ginástica de Pausa, neste mesmo período houveram pesquisas realizadas na Bulgária, Alemanha Oriental e na Holanda (Canete, 1996).

No Japão tem-se conhecimento que funcionários dos correios faziam a prática da ginástica laboral desde 1928 e usavam a descontração e o cultivo da saúde; Após a segunda guerra mundial este hábito foi difundido por todo país (Canete, 1996).

No Brasil a Ginástica Laboral chegou por meio de executivos nipônicos em 1969, nos estaleiros Ishiksvajima, onde ainda hoje diretores e operários dedicavam-se aos exercícios diários, realizados no local de trabalho durante a jornada.

Objetivo: Atuar na prevenção de distúrbios osteomusculares, normalizando as funções corporais e proporcionando aos funcionários um momento de descontração e sociabilização durante a jornada laborativa.

Benefícios da Ginástica Laboral

- Busca a eficiência e saúde músculo-esquelética, reduz riscos gerados pelo ambiente de trabalho, estresse, e interesse conjunto da empresa e dos funcionários, em melhoria da qualidade de vida.
- Liberação de movimentos bloqueados por tensões emocionais, obtendo a sensação de um corpo mais relaxado.
- Melhoria na coordenação motora, reduzindo o gasto energético para suas atividades diárias.
- Aumento da Flexibilidade.
- Ativação do aparelho circulatório.
- Preparação do corpo para atividade muscular.
- Desenvolvimento de consciência.
- Proporciona o bem estar físico e mental.